Dia das Crianças no Japão (Kodomo no hi)
No dia 5 de maio é comemorado o Dia das Crianças (Kodomo no hi) no Japão. O feriado nacional é parte do Golden Week (semana de feriados sequenciados) e celebra o crescimento saudável e a felicidade das crianças.
A data remonta ao período Nara (710-794) quando a data era chamada de “Tango no Sekku” (Dia dos Meninos) para celebrar a perseverança e força dos meninos. No período pós-guerra, com a nova Constituição de 1948, a data foi renomeada para “Kodomo no hi” para incluir também as meninas e demonstrar gratidão às mães. Contudo, simbolicamente, a data continua sendo uma comemoração aos meninos, enquanto as meninas têm uma data especial celebrada no dia 3 de março (chamado de Hinamatsuri).
Neste dia, bandeiras com desenho de carpa (koinobori) são hasteadas na entrada das casas, pois simbolizam força e sucesso – uma lenda chinesa conta a história de uma carpa que nadou para o alto de uma cachoeira para se tornar um dragão e representa a perseverança de um menino em busca do sucesso. No alto da haste, uma carpa (magoi) preta e grande representa o pai da família, logo abaixo é colocada uma carpa (higoi) vermelha para representar a mãe e em seguida, carpas menores indicam os filhos.
Outras tradições do Kodomo no Hi
Os símbolos deste dia são: o gogatsu ningyô ou altar, o kabuto, as carpas e os pratos típicos. Como o altar tem um preço elevado e ocupa um espaço muito grande nas casas, o kabuto é utilizado para representar todo o ornamento.
É de costume, nas festas, comer chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho. Nesse dia são feitos diversos Eventos de Undokai (Gincana) nas escolas japonesas, com participação da família.
Também existem músicas folclóricas para este dia, como o seikurabe e koinobori. No ofurô, colocam-se folhas ou essências de íris para afastar os maus espíritos. Os preparativos e adornos para o kodomo no hi começam cerca de uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.