No início de 2022, devido ao súbito aumento de casos de coronavírus, o Japão está mantendo muitas restrições em relação à emissão de vistos de trabalho para pessoas que estão no exterior.
A partir de 11 de Outubro de 2022 volta a ser possível viajar para o Japão sem necessidade de visto (para estadias até 90 dias) ou com visto de longa duração (para estadias superiores a 90 dias)..
No setor de produção, fábricas e grandes indústrias japonesas têm disputado os poucos trabalhadores disponíveis no mercado, oferecendo bônus de contratação e outros benefícios. Montadoras de carros acumulam pedidos de novos clientes, e a entrega de alguns modelos passa de 1 ano. Alguns modelos da Toyota chegam a ter 4 anos de espera após o pedido.
Os setores que mais demandam trabalhadores são: autopeças, eletrônicos e fábricas de alimentícios.Já no setor de serviços a escassez de trabalhadores se reflete em medidas de automação de lojas para suprir a falta de trabalhadores
Para pessoas que procuram emprego no Japão, a dica é se manter atualizado com as oportunidades que estão surgindo. Para trabalhadores que tenham bom domínio do idioma japonês não faltam oportunidades.
Nos próximos artigos, vamos explorar as áreas e demandas que exitem no mercado Japonês.
Até a próxima !